DESTAQUE

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

MARTA MAXIMO PEREIRA




ESPINOLA, B. B. F. ; MAXIMO-PEREIRA, Marta . Como alunos de Ensino Médio se apropriam da tarefa de elaborar questões de Física?. In: XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (XVII EPEF), 2018, Campos do Jordão. Anais do XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2018. p. 1-8.

CARVALHO, A. O. ; MAXIMO-PEREIRA, Marta . O que leva os estudantes a elaborarem questões de Física sobre o que consideram saber?. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXII SNEF), 2017, São Carlos. Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXII SNEF). São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2017. p. 1-8.

MAXIMO-PEREIRA, Marta; ABIB, M. L. V. S. . Elementos mediadores para a retomada de conhecimento científico escolar. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC), 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC). Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2017. p. 1-10.

MARINO, T. M. ; MAXIMO-PEREIRA, Marta ; CARDOSO, S. P. . Caça ao Higgs: um jogo para ensinar sobre Física de Partículas. In: X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 2017, Sevilha. Actas del X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Sevilha: Revista Enseñanza de las Ciencias, 2017. v. Extra. p. 5071-5078.

VELASCO, F. Z. B. ; MAXIMO-PEREIRA, Marta ; MARQUEZINI, V. S. . Educação Profissional nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu: sua função social e formativa. In: I Encontro Intercampi de Educação Profissional (EIEP) do CEFET/RJ: o Ensino Integrado em foco, 2017, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Intercampi de Educação Profissional (EIEP) do CEFET/RJ: o Ensino Integrado em foco. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, 2017. p. 23-29.

MAXIMO-PEREIRA, Marta; ABIB, M. L. V. S. . Qué se aprende en las clases de Física, según alumnos de Enseñanza Media. In: XII Conferencia Interamericana de Educación en Física (XII CIAEF), 2016, Cidade do México. Memorias de la XII Conferencia Interamericana de Educación en Física. Cidade do México, 2016.


CARVALHO, A. O. ; MAXIMO-PEREIRA, Marta . A elaboração de questões de Física por estudantes de Ensino Médio. In: Encontro de Física 2016, 2016, Natal. Anais do Encontro de Física 2016. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016. p. 1-8.



MAXIMO-PEREIRA, Marta. Sobre formas de avaliar a aprendizagem dos estudantes em atividades em grupo: algumas propostas aplicadas em aulas de Física. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXI SNEF), 2015, Uberlândia. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXI SNEF). São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2015. p. 1-6.
MAXIMO-PEREIRA, Marta; ABIB, M. L. V. S. . Relações entre ensino e aprendizagem de conhecimento científico escolar: o caso da dilatação anômala da água. In: Conferencia de la Asociación Latinoamericana de Investigación en Educación en Ciencias 2015, 2015, Ibagué. Memorias de la Conferencia LASERA 2015, 2015. p. 1-13.

MAXIMO-PEREIRA, Marta; ABIB, M. L. V. S. . Potencialidades da perspectiva do ensino por investigação para a aprendizagem de conhecimento científico escolar ao longo do tempo. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015, Águas de Lindoia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015. p. 1-7.


MAXIMO-PEREIRA, Marta; Andrade, V. A. . Elaboração e resolução de questões pelos estudantes: um estudo de caso acerca de aspectos cognitivos e metacognitivos. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (IV ENECIÊNCIAS), 2014, Niterói. Anais do IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (IV ENECIÊNCIAS), 2014.


MAXIMO-PEREIRA, Marta; ABIB, M. L. V. S. . 'Por que não aprendi?': A metacognição e a afetividade na aprendizagem de Física. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (XV EPEF), 2014, Maresias. Anais do XV EPEF. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2014. p. 1-8.


MAXIMO-PEREIRA, Marta. Atividades coletivas para a retomada de conhecimentos científicos em longo prazo. In: Seminario de la Asociación Latinoamericana de Investigación en Educación en Ciencias 2014, 2014, Ciudad de México. Memoria del Seminario LASERA 2014, 2014. p. 1-12.


MAXIMO-PEREIRA, Marta; SOARES, V. . O ensino do conceito de calor e de suas implicações para os sistemas físicos: uma proposta de atividade investigativa. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física (XX SNEF), 2013, São Paulo. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física (XX SNEF). São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2013. p. 1-2.




BELMONT, R. S. ; MAXIMO-PEREIRA, Marta ; LEMOS, E. S. . Integrando Física e Educação Física em uma atividade investigativa. In: III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (III ENECIÊNCIAS), 2012, Niterói - RJ. Anais do III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente 2012 (III ENECIÊNCIAS). Niterói - RJ, 2012. p. 1-9.




MAXIMO-PEREIRA, Marta. Atividade escrita: uma possibilidade para o desenvolvimento da alfabetização científica em estudantes de Ensino Médio. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas Pedagógicas (XVI ENDIPE), 2012, Campinas. Anais do XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Araraquara - SP: JUNQUEIRA&MARIN EDITORES, 2012. v. 3. p. 3612-3623.

MAXIMO-PEREIRA, Marta; ABIB, M. L. V. S. . Ensino por investigação e aprendizagem de conceitos físicos e de habilidades ao longo do tempo. In: XIV Encontro Brasileiro de Pesquisa em Ensino de Física (XIV EPEF), 2012, Maresias - SP. Anais do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012.



MAXIMO-PEREIRA, Marta; Andrade, V. A. . Autoavaliação como estratégia para o desenvolvimento da metacognição em aulas de ciências. In: IV Encuentro Iberoamericano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias (IV EIBIEC), 2012, Porto Alegre. Anais do IV Encuentro Iberoamericano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias (IV EIBIEC), 2012.

MAXIMO-PEREIRA, Marta; AGUIAR, C. E. M. . O computador como cronômetro. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2011, Manaus. Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011.

MAXIMO-PEREIRA, Marta. CERN, LHC e Física Contemporânea: uma síntese elaborada a partir da Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa 2010. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2011, Manaus. Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011.

MAXIMO-PEREIRA, Marta. Dimensões da aprendizagem de Física em médio prazo para os estudantes: um estudo preliminar. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VIII ENPEC) e I Congreso Iberoamericano de Investigación de Enseñanza de las Ciencias (I CIEC), 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. v. 1. p. 1-12.

MAXIMO-PEREIRA, MartaDo empírico ao teórico: um plano de aula para o ensino do Princípio de Arquimedes no Esnino Médio. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2009, Vitória. Atas do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009.


MAXIMO-PEREIRA, Marta; SOARES, V. . Uma abordagem alternativa para o ensino da dilatação térmica de líquidos no Ensino Médio. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2009, Vitória. Atas do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009.



ANDRADE, V. A.; ARAÚJO-JORGE, T. C. ; COUTINHO-SILVA, R. . Perfil epistemológico do conceito sistema imune humano: delineamento e contribuições para o ensino de Imunologia. In: II Seminário da Associação Latino-americana de investigação em Educação em Ciências, 2016, San Jose. Atas do II Seminário da Associação Latino americana de investigação em Educação em Ciências, 2016.

MAXIMO PEREIRA, M; ANDRADE, V. A. . Elaboração e resolução de questões pelos estudantes: um estudo de caso acerca de aspectos cognitivos e metacognitivos. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (IV ENECIÊNCIAS), 2014, Niterói. Anais do IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (IV ENECIÊNCIAS), 2014.

ANDRADE, V. A.ARAÚJO-JORGE, T. C. ; COUTINHO-SILVA, R. . O sistema imune no organismo humano segundo os livros didáticos da Educação Básica brasileira. In: Seminário LASERA 2014, 2014, Cidade do México. Memoria del Seminario LASERA 2014. Cidade do México, 2014. p. 1-15.

ANDRADE, V. A.. Objetos de consumo e a economia de materiais. In: Seminário LASERA 2014, 2014, Cidade do México. Memoria del Seminario LASERA 2014. Cidade do México, 2014. p. 1-14.

ANDRADE, V. A.. Uma proposta de ensino do tema Biotecnologia à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. In: Seminário LASERA 2014, 2014, Cidade do México. Memoria del Seminario LASERA 2014. Cidade do México, 2014. p. 1-14.

ALMEIDA, I. F. ; ANDRADE, V. A. . Percepções de uma parcela de uma população escolar acerca do lixo. In: Seminário LASERA 2014, 2014, Cidade do México. Memoria del Seminario LASERA 2014, 2014. p. 1-14.

PAULA, L. M. ; RUIZ, A. S. ; PEREIRA, G. R. ; ANDRADE, V. A. ; COUTINHO-SILVA, R. ; KURTENBACH, E. . Uma sábado de grandes descobertas: Um olhar acerca dos Sábados da Ciência do Espaço Ciência Viva no Rio de Janeiro. In: Seminário LASERA 2014, 2014, Cidade do México. Memoria del Seminario LASERA 2014, 2014. p. 1-14.

ANDRADE, V. A.; BARBOSA, J. V. . Desenvolvimento do protótipo do jogo didático Imunostase card game como recurso instrucional para o ensino de Imunologia. In: Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013, Manaus. Anais LASERA 2013. Manaus, 2013.

ANDRADE, V. A.; LEMOS, E. S. . Uma proposta didática para o ensino de Imunolgia. In: I Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y la Matemática, 2011, Tandil. Actas, 2011.

CUNHA, K.M.C.B. ; ANDRADE, V. A. ; LEMOS, E. . O Significado de célula para alunos do 1º ano do Ensino Médio: uma discussão sobre os conhecimentos prévios com vistas ao favorecimento da aprendizagem significativa.. In: 3º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2010, São Paulo. Atas do 3º ENAS, 2010.

ANDRADE, V. A.; LEMOS, E. . "Yu-Gi-Oh!" como organizador prévio da idéia central homeostase no esnino de Imunologia.. In: VI Encontro de Aprendizagem Significativa, 2010, São Paulo. Atas do VI EIAS, 2010.

CUNHA, K.M.C.B. ; ANDRADE, V. A. ; LEMOS, E. ; MEIRELLES, R. . A Aprendizagem Significativa no Ensino e na investigação sobre o Ensino de Ciências e Biologia: reflexões a partir dos trabalhos apresentados no IV EREBIO - Regional 2 (RJ/ES).. In: 2º Encontro de Aprendizagem Significativa, 2008, Canela. Atas do 2ª ENAS - Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário