LaPEC Online: difusão e popularização dos ambientes virtuais do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LaPEC) do CEFET/RJ Nova Iguaçu
A presença das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) no mundo de hoje coloca novas questões para se pensar o fenômeno educativo, em especial, no que se refere a estratégias de ensino e divulgação do conhecimento científico no Ensino Médio. Atento a esse contexto e, em especial, à relação do jovem com a Internet, o LaPEC (Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências), do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu, começou a desenvolver, em 2013, o projeto de extensão LaPEC Online. Seu objetivo geral é realizar a divulgação científica e das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo laboratório, a fim apresentar, tanto à comunidade interna do CEFET/RJ como ao público em geral, as produções do LaPEC e disseminar conhecimentos científicos, propostas didáticas e material complementar às aulas regulares ministradas. No ano de 2014, buscamos desenvolver, ampliar e manter os ambientes virtuais do LaPEC (site, blog e fan page) (ANDRADE e MAXIMO-PEREIRA, 2014). Por conta do próprio dinamismo de informações do mundo atual, percebemos a necessidade da manutenção e atualização permanentes desses espaços, assim como da maior difusão dos mesmos entre os estudantes do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu (CHAGAS, MAXIMO-PEREIRA e ANDRADE, 2014). Assim, o objetivo do presente projeto de extensão em 2016 é manter e consolidar os ambientes virtuais do LaPEC e popularizar os mesmos entre os alunos do campus Nova Iguaçu e demais interessados em ciência, articulando as atividades desenvolvidas no âmbito do laboratório. Serão realizadas algumas ações para isso, como, por exemplo, a proposição de atividades interativas (enquetes, quiz, jogos, desafios, entre outros), a divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão do LaPEC e a publicação de textos de divulgação científica articulados à dimensão do ensino de ciências (Física e Biologia), a fim de estimular a participação dos estudantes e a difusão de conhecimento científico.
Esperamos dar prosseguimento e começar a consolidar o projeto de extensão LaPEC Online, que permite a presença, no ambiente eletrônico, de espaços de referência para o público interessado na educação científica, além de divulgar e melhorar as práticas de ensinar ciências no contexto atual.
Referências
ANDRADE, V. A.; MAXIMO-PEREIRA, M. LaPEC Online - A Divulgação Científica na Unidade de Ensino Descentralizada de Nova Iguaçu do CEFET/RJ. In: 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos de Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Journal of Science Education (Edição Especial): Anais do 2º Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education, 2014. v. 15. p. 75-75.
CHAGAS, P. H. F.; MAXIMO-PEREIRA, M.; ANDRADE, V. A. Desenvolvimento, ampliação e manutenção dos ambientes virtuais do LaPEC. In: EXPOTEC-2014 (Semana de Extensão do CEFET/RJ - UnED Nova Iguaçu), 2014, Nova Iguaçu. Semana de Extensão 2014. Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social: a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Rio de Janeiro: DIREX e DEAC do CEFET/RJ, 2014.
ANDRADE, V. A.; MAXIMO-PEREIRA, M. LaPEC Online - A Divulgação Científica na Unidade de Ensino Descentralizada de Nova Iguaçu do CEFET/RJ. In: 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos de Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Journal of Science Education (Edição Especial): Anais do 2º Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education, 2014. v. 15. p. 75-75.
CHAGAS, P. H. F.; MAXIMO-PEREIRA, M.; ANDRADE, V. A. Desenvolvimento, ampliação e manutenção dos ambientes virtuais do LaPEC. In: EXPOTEC-2014 (Semana de Extensão do CEFET/RJ - UnED Nova Iguaçu), 2014, Nova Iguaçu. Semana de Extensão 2014. Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social: a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Rio de Janeiro: DIREX e DEAC do CEFET/RJ, 2014.
Não há dúvidas de que a arte imita a vida. E um bom exemplo para essa afirmação são os filmes, que corriqueiramente estão nos apresentando avanços científicos e tecnológicos, sejam eles reais ou fictícios. Essa imitação da vida nos filmes também funciona como uma divulgação do que a ciência já fez ou pode fazer. Inclusive, a própria indústria cinematográfica vem aperfeiçoando a qualidade dos filmes ano após ano, graças aos próprios avanços tecnológicos.
A Culpa das Estrelas (The Fault in our Stars), filme que estreou no Brasil no dia 5 de junho de 2014, já é um sucesso de público e bilheteria. Baseado no best-seller homônimo, o filme nos apresenta a história de Hazel Grace, que está com câncer no pulmão e em estado terminal. A jovem vive sua vida com algumas limitações por conta da doença e se trata com um medicamento chamado Falanxifor. Esse fármaco é utilizado para controlar a evolução de tumores, mas ainda está em fase de teste, pois, em muitos pacientes, os tumores continuam a evoluir mesmo com o uso do medicamento. Hazel é um dos casos raros de controle do tumor pelo Falanxifor e, por isso, é acompanhada de perto por uma equipe médica.
Entretanto, na medida em que o medicamento estava tendo êxito no combate ao câncer, ele também estava agravando um edema e provocando sérios problemas de acumulação de líquido nos pulmões da jovem. Com isso, os médicos se viram em um dilema: continuar o tratamento para o controle do tumor ou interrompê-lo para que nenhum futuro dano grave viesse por fim a vida de Hazel?
O fármaco usado no tratamento de Hazel é fictício, criado por John Green, autor do livro, que disse nos agradecimentos da obra que o havia inventado porque gostaria que o Falanxifor existisse. E, por mais que tudo isso seja uma obra de ficção, casos como o de Hazel Grace acontecem na vida real.
Tratar uma doença com um medicamente pode custar a integridade de algum órgão, por exemplo, ou causar algum outro dano ao paciente. E, nesses casos, o que contribui mais na escolha de continuar o tratamento ou abandoná-lo são as possibilidades ou de também tratar os danos causados pelo medicamento ou de trocar a forma com a qual o tratamento é feito.
Mas nem sempre há essas possibilidades. Foi assim com Hazel. Os médicos decidiram continuar o tratamento com o Falanxifor (porque os resultados do medicamento eram muito bons e favoráveis à jovem) e acompanhá-la mais de perto por conta do edema e da acumulação de líquido nos pulmões, visando um cuidado paliativo.
Curso de Microscopia nas férias
O Curso fora criado com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos no assunto Biologia Celular. Nesse ano foi dado um enfoque nos assuntos que são mais observados no cotidiano e nos vestibulares. O curso está sendo ministrado durante o período de férias tendo um total de 5 aulas que são ministradas pela Bolsista de Extensão Geórgia Veloso e pelo Monitor de Biologia Jeferson da S.Dias. O curso teve como participação o ex-Bolsista de Extensão Andrey Medeiros, o qual sugeriu o enfoque a ser dado e auxiliou nos experimentos.
A divulgação científica (DC) caracteriza-se como um gênero
discursivo de relevante importância às práticas educativas,
atuando fundamentalmente como recurso didático na mediação do
discurso escolar relacionado à Ciência, tanto em contextos formais
quanto não formais de educação. A DC pode ser definida como “o
uso de processos e recursos técnicos para comunicação da
informação científica e tecnológica ao público em geral”.
Desse modo, a DC aborda as relações entre ciência, tecnologia e
sociedade em prol da compreensão do discurso da ciência e sobre a
ciência como um elemento histórico e pertencente a uma rede social.
Destaca-se que, atualmente, as tecnologias da informação e
comunicação (TIC’S) desempenham um importante papel na DC. Assim,
buscando promover o processo de socialização
do conhecimento científico preconizado pelos referenciais que
orientam a DC, apresentamos esse projeto, que tem como
objetivo construir e desenvolver espaços on line (dos tipos
site, blog e perfil institucional) para a divulgação
científica e das atividades de ensino, pesquisa e extensão
realizadas pelo Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências
(LaPEC / CEFET/RJ – UnED-NI). Por intermédio da Internet,
pretendemos dar a conhecer, tanto à comunidade interna do CEFET/RJ
como ao público em geral, as produções do LaPEC, com objetivo de
disseminar conhecimentos científicos, propostas didáticas e
material complementar às aulas regulares ministradas, assim como os
relatórios de andamento de projetos e resultados de pesquisa
desenvolvidos no âmbito do LaPEC. Ademais, buscaremos nesses
espaços fomentar a interação dos visitantes com a ciência e
incentivar a participação, em especial, da comunidade escolar da
UnED NI em atividades relacionadas à divulgação científica por
meio de estratégias de engajamento público. Para tanto, duas alunas
do curso técnico de nível médio de informática desenvolverão os
espaços on line sob nossa orientação e ficarão
encarregadas de sua funcionalidade, administração e divulgação em
diferentes meios (site do CEFET/RJ, redes sociais, divulgação em
mídia impressa, entre outros). Diante da rapidez com que as
informações são veiculadas nos dias atuais, faz-se necessária uma
atualização constante dos conteúdos difundidos nos espaços on
line, bem como uma permanente interação com os usuários. Por
isso, é essencial a atuação da aluna extensionista neste projeto,
pois sem elas sua execução torna-se impossibilitada, dada a demanda
de tarefas que a proposta exige.
Por fim, esperamos com o desenvolvimento desse projeto de extensão
constituir, no ambiente eletrônico, espaços de referência para
aqueles interessados pela educação científica, além de divulgar e
melhorar as práticas de ensinar ciências.
Site do laboratório |
LaPEC NO 2º EREDS
Nos dias 14 e 15 de junho, no campus Nova Iguaçu do CEFET/RJ e no campus da UFRRJ na mesma cidade, ocorreu o 2º Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (2º EREDS). Durante a Troca de Experiências de Extensão, uma das atividades do evento, alguns dos projetos do Campus foram apresentados em comunicação oral:
São eles:
Do macro ao micro (professora Viviane Abreu de Andrade, aluno Marcus Vinicius de Oliveira Cattem, bolsista de extensão e aluna Aline Paula Canedo de Sales);
Imunologia Básica (professora Viviane Abreu de Andrade e aluna Patrícia Freire de Souza, bolsista de extensão);
Olhando o céu de Nova Iguaçu (professor Marcelo Oliveira Pereira e aluna Rafaela Aparecida Garcia Sampaio, bolsista de extensão); e
MÁFIA – Muitas Atividades de Física Interativa e Aplicada (professora Marta Maximo Pereira e alunos André Augusto Vidal Soares e Tainá Lanza dos Santos Muniz, bolsistas de extensão).
Acesse o link para ver algumas fotos do evento.
Publicada em 25 de junho de 2012 - Portal CEFET/RJ (http://noticias.cefet-rj.br/2012/06/25/campus-nova-iguacu-projetos-de-extensao-participam-do-2%C2%BA-ereds/)
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