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O que aconteceu - Biologia



LaPEC Online: difusão e popularização dos ambientes virtuais do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LaPEC) do CEFET/RJ Nova Iguaçu


A presença das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) no mundo de hoje coloca novas questões para se pensar o fenômeno educativo, em especial, no que se refere a estratégias de ensino e divulgação do conhecimento científico no Ensino Médio. Atento a esse contexto e, em especial, à relação do jovem com a Internet, o LaPEC (Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências), do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu, começou a desenvolver, em 2013, o projeto de extensão LaPEC Online. Seu objetivo geral é realizar a divulgação científica e das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo laboratório, a fim apresentar, tanto à comunidade interna do CEFET/RJ como ao público em geral, as produções do LaPEC e disseminar conhecimentos científicos, propostas didáticas e material complementar às aulas regulares ministradas. No ano de 2014, buscamos desenvolver, ampliar e manter os ambientes virtuais do LaPEC (site, blog e fan page) (ANDRADE e MAXIMO-PEREIRA, 2014). Por conta do próprio dinamismo de informações do mundo atual, percebemos a necessidade da manutenção e atualização permanentes desses espaços, assim como da maior difusão dos mesmos entre os estudantes do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu (CHAGAS, MAXIMO-PEREIRA e ANDRADE, 2014). Assim, o objetivo do presente projeto de extensão em 2016 é manter e consolidar os ambientes virtuais do LaPEC e popularizar os mesmos entre os alunos do campus Nova Iguaçu e demais interessados em ciência, articulando as atividades desenvolvidas no âmbito do laboratório. Serão realizadas algumas ações para isso, como, por exemplo, a proposição de atividades interativas (enquetes, quiz, jogos, desafios, entre outros), a divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão do LaPEC e a publicação de textos de divulgação científica articulados à dimensão do ensino de ciências (Física e Biologia), a fim de estimular a participação dos estudantes e a difusão de conhecimento científico.

Esperamos dar prosseguimento e começar a consolidar o projeto de extensão LaPEC Online, que permite a presença, no ambiente eletrônico, de espaços de referência para o público interessado na educação científica, além de divulgar e melhorar as práticas de ensinar ciências no contexto atual.


Referências

ANDRADE, V. A.MAXIMO-PEREIRA, M. LaPEC Online - A Divulgação Científica na Unidade de Ensino Descentralizada de Nova Iguaçu do CEFET/RJ. In: 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos de Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Journal of Science Education (Edição Especial): Anais do 2º Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education, 2014. v. 15. p. 75-75.

CHAGAS, P. H. F.MAXIMO-PEREIRA, M.; ANDRADE, V. A. Desenvolvimento, ampliação e manutenção dos ambientes virtuais do LaPEC. In: EXPOTEC-2014 (Semana de Extensão do CEFET/RJ - UnED Nova Iguaçu), 2014, Nova Iguaçu. Semana de Extensão 2014. Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social: a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Rio de Janeiro: DIREX e DEAC do CEFET/RJ, 2014.





    
Não há dúvidas de que a arte imita a vida. E um bom exemplo para essa afirmação são os filmes, que corriqueiramente estão nos apresentando avanços científicos e tecnológicos, sejam eles reais ou fictícios. Essa imitação da vida nos filmes também funciona como uma divulgação do que a ciência já fez ou pode fazer. Inclusive, a própria indústria cinematográfica vem aperfeiçoando a qualidade dos filmes ano após ano, graças aos próprios avanços tecnológicos. 

A Culpa das Estrelas (The Fault in our Stars), filme que estreou no Brasil no dia 5 de junho de 2014, já é um sucesso de público e bilheteria. Baseado no best-seller homônimo, o filme nos apresenta a história de Hazel Grace, que está com câncer no pulmão e em estado terminal. A jovem vive sua vida com algumas limitações por conta da doença e se trata com um medicamento chamado Falanxifor. Esse fármaco é utilizado para controlar a evolução de tumores, mas ainda está em fase de teste, pois, em muitos pacientes, os tumores continuam a evoluir mesmo com o uso do medicamento. Hazel é um dos casos raros de controle do tumor pelo Falanxifor e, por isso, é acompanhada de perto por uma equipe médica.

Entretanto, na medida em que o medicamento estava tendo êxito no combate ao câncer, ele também estava agravando um edema e provocando sérios problemas de acumulação de líquido nos pulmões da jovem. Com isso, os médicos se viram em um dilema: continuar o tratamento para o controle do tumor ou interrompê-lo para que nenhum futuro dano grave viesse por fim a vida de Hazel? 

O fármaco usado no tratamento de Hazel é fictício, criado por John Green, autor do livro, que disse nos agradecimentos da obra que o havia inventado porque gostaria que Falanxifor existisse. E, por mais que tudo isso seja uma obra de ficção, casos como o de Hazel Grace acontecem na vida real. 

Tratar uma doença com um medicamente pode custar a integridade de algum órgão, por exemplo, ou causar algum outro dano ao paciente. E, nesses casos, o que contribui mais na escolha de continuar o tratamento ou abandoná-lo são as possibilidades ou de também tratar os danos causados pelo medicamento ou de trocar a forma com a qual o tratamento é feito.

Mas nem sempre há essas possibilidades. Foi assim com HazelOs médicos decidiram continuar o tratamento com o Falanxifor (porque os resultados do medicamento eram muito bons e favoráveis à jovem) e acompanhá-la mais de perto por conta do edema e da acumulação de líquido nos pulmões, visando um cuidado paliativo.
Revisão: Marta Maximo



Curso de Microscopia nas férias


O Curso fora criado com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos no assunto Biologia Celular. Nesse ano foi dado um enfoque nos assuntos que são mais observados no cotidiano e nos vestibulares. O curso está sendo ministrado durante o período de férias tendo um total de 5 aulas que são ministradas pela Bolsista de Extensão Geórgia Veloso e pelo Monitor de Biologia Jeferson da S.Dias. O curso teve como participação o ex-Bolsista de Extensão  Andrey Medeiros, o qual sugeriu o enfoque a ser dado e auxiliou nos experimentos. 




LaPEC online – A Divulgação Científica na Uned NI
A divulgação científica (DC) caracteriza-se como um gênero discursivo de relevante importância às práticas educativas, atuando fundamentalmente como recurso didático na mediação do discurso escolar relacionado à Ciência, tanto em contextos formais quanto não formais de educação. A DC pode ser definida como “o uso de processos e recursos técnicos para comunicação da informação científica e tecnológica ao público em geral”. Desse modo, a DC aborda as relações entre ciência, tecnologia e sociedade em prol da compreensão do discurso da ciência e sobre a ciência como um elemento histórico e pertencente a uma rede social. Destaca-se que, atualmente, as tecnologias da informação e comunicação (TIC’S) desempenham um importante papel na DC. Assim, buscando promover o processo de socialização do conhecimento científico preconizado pelos referenciais que orientam a DC, apresentamos esse projeto, que tem como objetivo construir e desenvolver espaços on line (dos tipos site, blog e perfil institucional) para a divulgação científica e das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LaPEC / CEFET/RJ – UnED-NI). Por intermédio da Internet, pretendemos dar a conhecer, tanto à comunidade interna do CEFET/RJ como ao público em geral, as produções do LaPEC, com objetivo de disseminar conhecimentos científicos, propostas didáticas e material complementar às aulas regulares ministradas, assim como os relatórios de andamento de projetos e resultados de pesquisa desenvolvidos no âmbito do LaPEC. Ademais, buscaremos nesses espaços fomentar a interação dos visitantes com a ciência e incentivar a participação, em especial, da comunidade escolar da UnED NI em atividades relacionadas à divulgação científica por meio de estratégias de engajamento público. Para tanto, duas alunas do curso técnico de nível médio de informática desenvolverão os espaços on line sob nossa orientação e ficarão encarregadas de sua funcionalidade, administração e divulgação em diferentes meios (site do CEFET/RJ, redes sociais, divulgação em mídia impressa, entre outros). Diante da rapidez com que as informações são veiculadas nos dias atuais, faz-se necessária uma atualização constante dos conteúdos difundidos nos espaços on line, bem como uma permanente interação com os usuários. Por isso, é essencial a atuação da aluna extensionista neste projeto, pois sem elas sua execução torna-se impossibilitada, dada a demanda de tarefas que a proposta exige. Por fim, esperamos com o desenvolvimento desse projeto de extensão constituir, no ambiente eletrônico, espaços de referência para aqueles interessados pela educação científica, além de divulgar e melhorar as práticas de ensinar ciências.
Site do laboratório
Espaço físico do LaPEC


DO MACRO AO MICRO
O domínio de linguagem e de conhecimentos científicos é fundamental para o entendimento de diversas informações veiculadas pela mídia e relacionadas aos fenômenos biológicos. Termos como Célula, clonagem, transgênicos, irrigação, fermentação, perpassam as aulas de Biologia e ultrapassam os muros acadêmicos, circulando diariamente pela mídia. Nesse cenário é mister dominar conhecimentos biológicos para compreender os debates contemporâneos e deles participar. Entretanto, a nossa experiência com o ensino de Biologia na UnED-NI e diversos estudos têm demonstrado que temas da Biologia Celular são considerados complexos, abstratos e de difícil aprendizagem, mesmo para alunos que finalizam com sucesso o Ensino Médio. As representações desses, em geral, são diferentes das representações científicas. Fato que torna um tema difícil de ser aprendido. O desafio maior do docente é tornar inteligível o conjunto de representações científicas para os estudantes. Tais assuntos requerem além de ilustrações para aproximar o aluno do objeto de estudo, pois muitos têm dificuldades: de imaginar estruturas em três dimensões e processos dinâmicos, com base em figuras representadas no plano e de relacionar a representação esquemática à realidade. Contudo, verificamos que a extensão acadêmica desenvolvida na UnED-NI, vinculada a esse projeto no ano de 2012, mediante a realização das oficinas, atendeu com sucesso essa demanda relacionada ao ensino de Biologia Celular. Assim, buscaremos, com a continuidade desse projeto, favorecer o ensino do tema por meio da realização de oficinas de microscopia para alunos do Ensino Médio, nas quais serão abordadas a história, a importância, as relações da microscopia com grandes temas da Biologia e com a produção de conhecimentos biológicos. Será enfatizado o potencial dos microscópios e a relação desses com a estrutura conceitual que embasa quase toda explicação biológica contemporânea. Ademais, buscaremos preparar os alunos para aplicar de forma compreensiva tais recursos em aulas práticas. Para tanto, serão realizadas aulas teóricas e práticas, nas quais serão utilizados microscópios para observar materiais e fenômenos biológicos apresentados pela disciplina Biologia e, também, sugeridos pelos alunos segundo os seus interesses acadêmicos. As oficinas buscarão complementar as aulas teóricas de Biologia e desenvolver habilidades como observação, elaboração de hipóteses, de experimentos e de análises, fundamentais para construção de conhecimentos. Ressaltamos que no contexto da UnED-NI há turmas com elevado número de alunos e ausência de técnico laboratorial para auxiliar a realização de aulas práticas, tornando inviável a realização de atividades laboratoriais, inseridas nas aulas regulares, nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Médio. 

A extensão acadêmica no contexto escolar: relato de uma experiência no Ensino de Ciências
Trabalho vinculado ao projeto de extensão “Do macro ao micro”, cadastrado na Diretoria de Extensão (DIREX) e no Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC) do CEFET/RJ.

Marcus Vinícius de Oliveira Cattem1; Marta Maximo Pereira2; Viviane Abreu de Andrade3

1Aluno do Curso Técnico de Nível Médio de Eletromecânica, Extensionista, CEFET/RJ - UnED NI, Licenciando de Biologia, UFRJ;  2Docente CEFET/RJ - UnED NI; Doutoranda em Ensino de Ciências (modalidade Física), Programa de Pós-Graduação Interunidades da USP;  3Docente CEFET/RJ - UnED NI; Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz/RJ

Lixo, responsabilidade e sustentabilidade
Muitas das mazelas de nosso planeta, no qual os interesses pessoais muitas vezes prevalecem sobre os interesses coletivos, são promovidas pelo esgotamento de recursos naturais, desigualdades sociais e desequilíbrios ambientais. A relação desarmônica, por vezes inconsciente, do homem contra os seus semelhantes, os demais seres vivos e/ou a natureza indica a necessidade de uma revisão urgente e de uma reflexão criteriosa da ação humana no planeta. Diante desse contexto, cabe a escola atuar na formação do cidadão tanto sobre as dimensões política e social, ou de cunho pragmático para resolução de problemas imediatos que surgem do contexto social, como no desenvolvimento do sujeito para os enfrentamentos e elaboração de reflexões filosóficas e epistemológicas que de fato trabalhem a construção de valores para atuação cidadã. Assim, a educação ambiental alinha-se com os ideais curriculares e com o desenvolvimento de valores e de comportamentos para alcançar uma boa qualidade de vida e a preservação do ambiente. Desse modo, a atuação da escola é primordial tanto no contexto curricular quanto no contexto extracurricular, para promoção de alternativas didáticas contemporâneas de engajamento individual e coletivo de reconhecimento da importância das intervenções humanas, mesmo que pontuais, nas questões ambientais, no contexto da formação dos alunos da educação básica e técnica. Portanto, o presente projeto tem como objetivo trabalhar junto a comunidade acadêmica e profissional da UnED-NI temas relacionados a produção, descarte e impactos do lixo gerado pelo espaço escolar. Buscaremos abordar de forma dinâmica e reflexiva problemas ambientais, relacionados às atividades humanas cotidianas, que não são amplamente destacados pelos diferentes tipos de mídia, mas que geram impactos cada vez maiores na sociedade, na economia e, sobretudo, no ambiente, em especial nos ciclos biogeoquímicos. Teremos também como objetivo propor soluções e incentivar maneiras simplificadas de resolução de uma pequena parcela desses impactos. Assim, temas como aquecimento global, efeito estufa, desmatamento, poluição, produção industrial, consumo, responsabilidades do produtor/consumidor, sustentabilidade e legislação ambiental, relacionados a pequenas ações redutoras de impactos e exequíveis no ambiente e na realidade escolar serão discutidos por meio de oficinas, palestras, visitas técnicas, projeções de vídeos seguidos de discussões e apresentação de trabalhos realizados no contexto da disciplina Biologia oferecida aos alunos do Ensino Médio. Com o desenvolvimento dessas atividades buscaremos oportunizar e oferecer diferentes espaços para discussões e reflexões sobre o papel e o impacto das atividades humanas no planeta, partindo do recorte do lixo produzido no contexto escolar do CEFET/RJ UnED-NI.


Nutrição no ambiente escolar
O presente projeto tem como objetivo trabalhar, no ambiente escolar da UNED-NI do CEFET/RJ, temas relacionados à alimentação saudável e as suas relações com a qualidade de vida. Optamos trabalhar e desenvolver esse tema no contexto da UnED-NI, pois observamos práticas alimentares pouco adequadas à manutenção do equilíbrio do organismo em virtude de limitações relacionadas ao espaço e a comercialização de alimentos. Ademais, nos apoiamos em estudos atuais que apontam as relações de ingestão de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sal com problemas de saúde, e do consumo regular de frutas, legumes e verduras com menor risco de desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis, à manutenção do peso adequado e ao bem estar. Para subsidiar nossos objetivos utilizaremos como referência um documento da coordenação geral da política de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde que visa implantar a promoção da alimentação saudável nas escolas. Portanto, inicialmente, serão realizados observações e levantamentos acerca do padrão e da cultura nutricional dos alunos da UnED-NI. Com base, nas informações que serão obtidas, desenvolveremos atividades dinâmicas e reflexivas junto à população acadêmica, por meio de oficinas, palestras, visitas técnicas, projeções de vídeos seguidos de discussões e eventos, como, a Semana da Alimentação Saudável, no contexto da Semana Mundial da Alimentação. Serão realizadas, também, atividades de cunho investigativo e de interlocução do tema do projeto e de seus objetivos com o responsável pela produção e comercialização de alimentos no ambiente escolar. Para subsidiar as atividades e as discussões teóricas será realizada uma pesquisa empírica, com a colaboração das professoras da equipe do curso Técnico de Enfermagem e a participação os alunos do mesmo curso como sujeitos de pesquisa, para o levantamento do perfil de hematócrito de uma parcela da população escolar da UnED-NI. Será realizado, também, um levantamento diagnóstico junto aos alunos e usuários dos serviços de alimentação na escola, para conhecer os alimentos saudáveis de sua preferência, visando adequar a oferta de alimentos e estimular práticas mais saudáveis, baseadas nos hábitos alimentares da população que frenquenta a UnED-NI. Esperamos com esse projeto promover espaços e oportunidades para discussões, reflexões e experiências positivas acerca da alimentação saudável e possíveis melhorias relacionadas ao padrão alimentar dos alunos, hábitos alimentares saudáveis e atitudes de auto cuidado e promoção da saúde. Uma vez que a escola é um espaço favorável e adequado para o desenvolvimento de ações direcionadas à promoção da alimentação saudável.

LaPEC NO 2º EREDS
Nos dias 14 e 15 de junho, no campus Nova Iguaçu do CEFET/RJ e no campus da UFRRJ na mesma cidade, ocorreu o 2º Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (2º EREDS). Durante a Troca de Experiências de Extensão, uma das atividades do evento, alguns dos projetos do Campus foram apresentados em comunicação oral:
São eles:
Do macro ao micro (professora Viviane Abreu de Andrade, aluno Marcus Vinicius de Oliveira Cattem, bolsista de extensão e aluna Aline Paula Canedo de Sales);

Imunologia Básica (professora Viviane Abreu de Andrade e aluna Patrícia Freire de Souza, bolsista de extensão);
Olhando o céu de Nova Iguaçu (professor Marcelo Oliveira Pereira e aluna Rafaela Aparecida Garcia Sampaio, bolsista de extensão); e
MÁFIA – Muitas Atividades de Física Interativa e Aplicada (professora Marta Maximo Pereira e alunos André Augusto Vidal Soares e Tainá Lanza dos Santos Muniz, bolsistas de extensão).
Acesse o link para ver algumas fotos do evento.

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