DESTAQUE

O que aconteceu - Física


PIBIC-EM 2016-2017 (Física)

Professora Marta Maximo e alunos do PIBIC-EM

Título do Projeto: O desenvolvimento da metacognição por intermédio da elaboração e resolução reflexivas de questões de Física
Aluno: Aryane Barros Maciel da Silva

Objetivo: O desenvolvimento da metacognição pode auxiliar a superar dificuldades de aprendizagem. Resultados de pesquisa sobre a atividade Elaboração e resolução reflexivas de questões pelos estudantes indicam a presença de aspectos metacognitivos nos dados analisados. O objetivo deste projeto é investigar como ocorre o desenvolvimento da metacognição em alunos que realizaram essa atividade duas vezes, em momentos distintos de seu processo de aprendizagem.


Título do Projeto: A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaboração de questões de Física: um olhar ao longo do tempo
Aluno: Atos Edwin Pereira da Silva Lucas
Objetivo: O desenvolvimento da metacognição pode auxiliar a superar dificuldades de aprendizagem. Resultados de pesquisa sobre a atividade Elaboração e resolução reflexivas de questões pelos estudantes indicam a presença de aspectos metacognitivos nos dados analisados. O objetivo deste projeto é investigar como estudantes que realizaram essa atividade duas vezes, em momentos distintos de seu processo de aprendizagem, refletem sobre seu desempenho nela.



Título do Projeto: O papel dos conhecimentos metacognitivos no processo de apropriação da tarefa de elaborar questões de Física
Aluno: Beatriz Barbosa Fraga Espinola
Objetivo: Desenvolver a metacognição pode auxiliar a superar dificuldades de aprendizagem. Pesquisas sobre a atividade Elaboração e resolução reflexivas de questões pelos estudantes indicam a presença de aspectos metacognitivos nos dados analisados. O objetivo deste projeto é investigar como ocorre o processo de apropriação da tarefa de elaborar questões de Física por alunos de Ensino Médio, os quais terão realizado essa tarefa em três momentos distintos.  



Título do Projeto: Relações entre ensino e aprendizagem de Física na elaboração de questões pelos estudantes
Aluno: Yasmim Maranhão dos Reis
Objetivo: Desenvolver a metacognição pode auxiliar a superar dificuldades de aprendizagem. Resultados de pesquisa sobre a atividade Elaboração e resolução reflexivas de questões pelos estudantes indicam a presença de aspectos metacognitivos nos dados analisados. O objetivo deste projeto é investigar como a elaboração de questões pelos alunos é influenciada pelo processo de ensino e aprendizagem que vivenciaram em momentos anteriores de sua escolarização.
Em 2017, o objetivo da MÁFIA é estudar conceitos e fenômenos da Física envolvidos no conteúdo de produções fílmicas contemporâneas, incluindo séries, filmes e desenhos, e desenvolver estratégias para apresentar tais relações entre o conhecimento científico da Física e o que é veiculado nessas produções à comunidade do CEFET/RJ. Para tanto, as produções, que podem envolver explicitamente conceitos de Física ou não, serão selecionadas, assistidas e estudadas com base nas ideias da Física. As atividades elaboradas para a abordagem das produções serão realizadas ao longo do ano, com exibição e debate no CEFET/RJ Nova Iguaçu, e também durante a SEPEX 2017. Para realizar essas atividades com a comunidade do CEFET/RJ Nova Iguaçu, será necessária a presença de um bolsista de extensão. A literatura da área de Ensino de Física já aponta potencialidades do uso de produções fílmicas para a aprendizagem de temas relativos à essa disciplina (XAVIER et. al, 2010; SILVA et. al, 2005). Entendemos que as atividades do projeto podem proporcionar aos estudantes um novo olhar para as produções fílmicas e também a atribuição de novos sentidos para os conhecimentos de Física, mais relacionados ao seu cotidiano e à sua cultura. 

Referências

MENDONÇA, C. P.; ANDRADE, J. M.; FERREIRA, R. A. F.; SILVA, L. F. A Física nos filmes de ficção científica: uma proposta de motivação para o estudo da Física. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005.

XAVIER, C. H. G.; PASSOS, C. M. B.; FREIRE, P. T. C.; COELHO, A. A.  O uso do cinema para o ensino de Física no ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 5, n. 2, p. 93-106, 2010.




Pesquisas em ensino de ciências apontam que a observação de fenômenos, a manipulação de experimentos, a realização de medições e a relação teoria-prática potencializam a aproximação do sujeito em relação ao conhecimento científico. Também o caráter lúdico e interativo da inserção da ciência na escola e na sociedade pode propiciar um ambiente mais motivador e instigante para a aprendizagem de ciências. Projetos de extensão já desenvolvidos e em desenvolvimento no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LaPEC) do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu (MAXIMO-PEREIRA et al., 2014, 2015; ANDRADE e BARBOSA, 2015; ANDRADE et al., 2015) tiveram como resultado a elaboração de experimentos e jogos didáticos para a aprendizagem de ciências. Considerando esses recursos produzidos e a demanda pela realização de atividades diferenciadas para a aprendizagem e divulgação da ciência, o objetivo do projeto JEPAC (Jogando e Experimentando Para Aprender Ciência) é disponibiliza, inicialmente, para a comunidade escolar do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu, experimentos e jogos didáticos que ajudem na aprendizagem das disciplinas Física e Biologia. Serão utilizados os recursos previamente elaborados (e outros a serem desenvolvidos) na realização de oficinas junto a alunos de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e de Graduação. Jogos didáticos, físicos ou virtuais, e experimentos, demonstrativos ou manipulativos, realizados nos laboratórios de Física, Biologia ou em outras dependências dão CEFET/RJ campus Nova Iguaçu, constituem as estratégias de ação do projeto. Alunos extensionistas voluntários serão orientados a realizar as ações do projeto com os demais alunos. Serão disponibilizados também aos estudantes, em seus horários livres, jogos didáticos já elaborados e testados. Espera-se que os alunos participantes das oficinas tenham contato com os conhecimentos científicos de forma mais lúdica e prazerosa, estimulando seu gosto pela ciência. Pretende-se que o projeto tenha continuidade ao longo dos anos e que suas ações sejam ampliadas futuramente para outras escolas públicas do entorno do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu e para a sociedade como um todo, contribuindo para a melhoria da educação pública. Este projeto integra o âmbito extensionista do LaPEC do CEFET/RJ.

Referências:

ANDRADE, V. A.; BARBOSA, J. V. Desenvolvimento do protótipo do jogo didático Imunostase Card Game como recurso instrucional para o Ensino de Imunologia. Latin American Journal of Science Education, v. 1, p. 12037-1-12037-23, 2015.


ANDRADE, V. A.; MAXIMO PEREIRA, M.; ARAÚJO-JORGE, T. C.; COUTINHO-SILVA, R. El uso de un organizador previo en la enseñanza de Inmunología. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 12, p. 34-55, 2015.
MAXIMO-PEREIRA, M.; CARVALHO, A. O.; ADÃO, C. M. S.; LOPES, C. G. ; DIAS, J. S.; SILVA, K. S.; GONÇALVES, M. M. G.; ROQUE, M. L.; NASCIMENTO, N. S.; CHAGAS, P. H. F.; NASCIMENTO, R. G. C. MÁFIA: jogos didáticos para a aprendizagem de Física. In: EXPOTEC-2014 (Semana de Extensão do CEFET/RJ - UnED Nova Iguaçu), 2014, Nova Iguaçu. Semana de Extensão 2014. Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social: a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Rio de Janeiro: DIREX e DEAC do CEFET/RJ, 2014.
MAXIMO-PEREIRA, M.; CARDOSO, S. P.; ADÃO, C. M. S.; SOUSA, C. A. C.; NUNES, E. C. S. B.; SANTOS, H. C. R.; NASCIMENTO, R. G. C.; SILVA, S. F.; CAPUCHO, T. C. J. P.; MARINO, T. M. MÁFIA: desenvolvendo estratégias para o Ensino de Física de Partículas. In: EXPOTEC 2015 (Semana de Extensão do CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu), 2015, Nova Iguaçu. Semana de Extensão 2015 - Luz, Ciência e Vida: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão em Diálogo com a Natureza e a Sociedade. Rio de Janeiro: DIREX e DEAC do CEFET/RJ, 2015.













Para o ano de 2016, o projeto denominou-se MÁFIA: estudando a Física dos esportes. Seu objetivo é estudar conceitos e fenômenos físicos envolvidos na realização de algumas práticas esportivas com vistas a elaborar estratégias para divulgar ao público em geral a relação entre Física e esporte. A ideia do projeto foi proposta por um aluno mafioso e também se insere como atividade contextualizada com a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, na cidade do Rio de Janeiro. As Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio no volume relativo às Ciências da Natureza (BRASIL, 2006) já indicavam a contextualização dos fenômenos físicos como uma possibilidade para ampliar o interesse pela ciência e o entendimento dos estudantes acerca de situações cotidianas. Algumas pesquisas já apontam aspectos dos esportes que podem ser estudados com base em conhecimentos físicos (GOMES e PARTELI, 2001; SILVEIRA, 2015). Como metodologia de trabalho, iremos analisar artigos e demais materiais bibliográficos sobre aplicações da Física ao entendimento de práticas esportivas e desenvolveremos estratégias (experimentos, modelos, simulações, vídeos, entre outros) para apresentar ao público em geral, durante a Semana de Extensão, como entender a Física que está envolvida em alguns esportes. As modalidades serão selecionadas levando-se em conta o grau de complexidade dos conteúdos de Física a ela associados, a possibilidade de desenvolvimento das estratégias de apresentação e também a escolha dos participantes da MÁFIA. Esperamos possibilitar também uma maior inter-relação entre as disciplinas Física e Educação Física no contexto escolar, dando prosseguimento a trabalhos anteriormente realizados nessa direção (BELMONT, MAXIMO-PEREIRA e LEMOS, 2012).

Referências

BELMONT, R. S.; MAXIMO-PEREIRA, M.; LEMOS, E. S. Integrando Física e Educação Física em uma atividade investigativa. In: III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (III ENECIÊNCIAS), 2012, Niterói - RJ. Anais do III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente 2012 (III ENECIÊNCIAS). Niterói - RJ, 2012. p. 1-9.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília, 2006.
GOMES, M. A. F.; PARTELI, E. J. R. A Física nos Esportes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 23, n. 1, p. 10-18, 2001.
SILVEIRA, F. L. A física no salto recorde de Felix Baumgartner. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 1-6, 2015.







Projeto de extensão Divulgação institucional e perspectivas de inserção da educação profissional tecnológica na comunidade do entorno do CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu



Sendo o trabalho um princípio educativo (SAVIANI, 2008), entendemos que a formação de cidadãos qualificados para o mundo do trabalho deve se articular às demandas locais e também deve ser um elemento transformador da realidade. O objetivo desta palestra é apresentar resultados do projeto de extensão Divulgação institucional e perspectivas de inserção da educação profissional tecnológica na comunidade do entorno do CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu. O projeto, que se insere no âmbito extensionista do LaPEC (Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências), visa divulgar os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio oferecidos pelo CEFET/RJ Nova Iguaçu para a sociedade do entrono e fazer um levantamento sobre as demandas locais por profissionais de nível médio, tentando estreitar relações e estabelecer parcerias entre a sociedade do entorno e a instituição. Estão entre as ações do projeto: realização de entrevistas com professores dos cursos técnicos oferecidos pela instituição; elaboração e aplicação de questionário a alunos egressos dos cursos técnicos sobre a realização do estágio obrigatório; levantamento de empresas e estabelecimentos comerciais do entorno que necessitem de técnicos de nível médio; elaboração e aplicação de questionário destinado aos responsáveis por essas empresas e estabelecimentos; organização de material de divulgação do CEFET/RJ, em especial, da UnED Nova Iguaçu; visitas às empresas e estabelecimentos para resposta aos questionários e divulgação institucional. As entrevistas objetivaram conhecer as características dos técnicos formados na instituição e como ocorre a sua inserção no mundo do trabalho. As informações obtidas foram essenciais para a divulgação do perfil dos técnicos formados na UnED Nova Iguaçu junto às empresas visitadas. Os questionários aplicados aos alunos formados no curso técnico visaram mapear onde eles haviam realizado estágio e se tinham interesse ou conheciam opções de estágio no entorno institucional. Os questionários aplicados às empresas continham perguntas sobre a empresa, para a empresa sobre o CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu e perguntas da instituição para a empresa. Com base nas respostas, foram agendadas visitas aos setores de recursos humanos das empresas e foram dadas informações atualizadas sobre o CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu e distribuídos materiais de divulgação institucional.
Referências
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 9. ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1989.
CEFET-RJ UNED NOVA IGUAÇU. Pré-Projeto Pedagógico dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, 2012.


Projeto de extensão MÁFIA 2015
Para o ano de 2015, o projeto denominou-se MÁFIA: desenvolvendo estratégias para o ensino de Física de Partículas. Seu objetivo foi desenvolver estratégias didáticas para o ensino de Física de Partículas, assunto que pertence à Física Moderna e Contemporânea, cuja inserção na escola é defendida por pesquisadores em ensino de Física (BORGES, OSTERMANN e MOREIRA, 2003; MONTEIRO e NARDI, 2007). Foram elaborados três jogos sobre Física de Partículas e seu estudo no LHC (Grande Colisor de Hadróns) do CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear). O primeiro é um jogo de cartas de associação livre entre texto e imagem, denominado ConnectFísica. Os jogadores devem associar a figura de uma carta à sua característica escrita em outra carta. Ganha quem fizer o maior número de associações corretas. As associações serão avaliadas pelos integrantes da MÁFIA e explicadas por eles. O objetivo pedagógico do jogo é promover uma familiarização inicial dos participantes com a temática da Física de Partículas. No segundo jogo, Caça ao Higgs, grupos de jogadores irão ler cartas que explicam sobre centros de pesquisa em Física de Partículas e os levam a tais locais, que foram associados a partes do CEFET/RJ Nova Iguaçu. O objetivo desse jogo de “caça ao tesouro” é encontrar o físico Peter Higgs, ganhador do Prêmio Nobel de Física de 2013 pela previsão da existência do Bóson de Higgs, confirmada no mesmo ano. Os participantes devem percorrer os locais descritos nas cartas e responder a perguntas. O jogo visa apresentar conhecimentos de Física de Partículas e sobre construção da ciência. O terceiro jogo, Particle Form, consiste em uma adaptação do jogo Candy Crush à Física de Partículas. O jogador deve associar quarks e elétrons para a formação de átomos e moléculas em nível crescente de dificuldade. O jogo visa explicar como são formadas as estruturas que constituem a matéria e como interagem matéria e antimatéria no universo.
Referências
BORGES, M. D., OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea na perspectiva de professores de ensino médio. In: XV SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2003. Curitiba. Anais do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, p. 883-893. Curitiba: 2003.
MONTEIRO, M. A.; NARDI, R. Tendências das pesquisas sobre o ensino da física moderna e contemporânea apresentadas nos ENPEC. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2007. Florianópolis. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007. cd-rom.

Projeto de extensão Integrando conhecimentos no desenvolvimento de objetos de aprendizagem por (e para) alunos de Ensino Médio em Física


Os alunos que ingressam no Ensino Médio estão inseridos em um ambiente totalmente permeado pela tecnologia. Nesse contexto, o uso de objetos de aprendizagem (OA) como recurso pedagógico tem sido cada vez mais frequente (DORNELES, ARAUJO e VEIT, 2012). Os OA são definidos como sendo qualquer recurso digital que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem (WILEY, 2000). O presente projeto foi desenvolvido em conjunto com alunos do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu, já que na UnED Itaguaí do CEFET/RJ não existe tal curso. Foram discutidos temas relacionados à Mecânica, ensinados previamente aos estudantes, com as duas alunas extensionistas, que utilizaram seus conhecimentos adquiridos nas disciplinas de formação técnica, principalmente no que se refere à programação em diferentes linguagens, para elaborar simulações computacionais, um dos mais disseminados tipos de OA (ARANTES, MIRANDA e STUDART, 2010). Os OA elaborados com orientação das professoras serão utilizados futuramente para auxiliar o professor de Física em suas aulas, facilitando a aprendizagem dos alunos do 1º ano do Ensino Médio de ambas as UnEDs do CEFET/RJ. Inicialmente foram analisados repositórios de simulações disponibilizados em sites nacionais e internacionais para a familiarização com a interface gráfica e com os códigos utilizados. Para o desenvolvimento das simulações, foram relacionados fenômenos cotidianos com os conhecimentos científicos que os descrevem e explicam, por intermédio de modelos fisicamente adequados. Foi produzido um OA na área da Cinemática, abordando movimento uniforme e movimento uniformemente variado, no qual é possível fazer um estudo analítico dos movimentos por meio das equações bem como análises gráficas. A ideia principal é que o aluno o utilize como uma ferramenta que permitirá uma análise simultânea das variáveis posição, velocidade e aceleração, dos gráficos s x t e v x t, facilitando a construção dos conceitos envolvidos por meio da visualização do movimento do objeto em tempo real. Entre os diferenciais deste projeto, destacamos o envolvimento dos alunos tanto no desenvolvimento como no uso das simulações, o trabalho colaborativo entre diferentes unidades do CEFET/RJ e a integração de conhecimentos da formação profissional (Informática) e da formação geral (Física) do currículo do Ensino Técnico Integrado ao Médio.

Referências
ARANTES, A. R.; MIRANDA, M. S.; STUDART, N. Objetos de aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PhET. Física na Escola, v.11, n. 1, 2010.
DORNELES, P. F. T.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral. Ciência & Educação, v. 18, n. 1, 2012.
WILEY, D. A. The Instructional Use of Learning Objects. Bloomington, Indiana: The Association for Educational Communications and Technology, 2000. 298 p.


Grupo de estudos colaborativo multisseriado para potencializar a aprendizagem de Física

No contexto do início da implementação do Ensino Médio Integrado no sistema CEFET/RJ, no ano de 2013, foi possível perceber que os alunos ingressantes na instituição na UnED Nova Iguaçu apresentaram, no início do ano letivo, baixo rendimento nas disciplinas relativas à formação geral do Ensino Médio, em especial, em Física. Diante dessa demanda interna do contexto escolar, elaboramos este projeto de extensão, cujo objetivo é promover grupos de estudo para auxiliar a aprendizagem de Física dos alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado do CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu. As atividades do grupo de estudos serão ministradas, com a supervisão da professora responsável pelo projeto, por dois alunos de 3º ano do Ensino Médio aos alunos do 1º ano interessados em ampliar seus conhecimentos em Física. A formação de um grupo que congregue alunos de distintos anos de escolaridade se deve ao fato de que os alunos de 3º ano, que já estudaram os conteúdos de Física relativos ao 1º ano, apresentando bom rendimento, podem atuar como parceiros mais capazes (VIGOTSKI, 2007) no processo de aprendizagem dos estudantes do 1º ano. Ademais, a preparação prévia dos estudantes de 3º ano para a realização das atividades do grupo de estudos e as próprias explicações e compartilhamentos de significados durante sua realização implicam, necessariamente, na retomada de assuntos já estudados, o que confere a esses dois alunos a possibilidade de atribuir novos sentidos aos conhecimentos e ampliar seus usos a novas situações. Portanto, alunos de ambos os anos de escolaridade podem ser beneficiados com a dinâmica colaborativa que perpassa o desenvolvimento do projeto, a qual é apontada na literatura como sendo facilitadora da aprendizagem (DAMIANI, 2008). Serão realizados grupos de estudos quinzenais, com atividades teóricas e práticas, com duas horas de duração, no horário de contraturno dos estudantes de 1º ano. Levaremos em conta o andamento das aulas regulares da disciplina para a seleção dos conteúdos e atividades do grupo. Neste primeiro ano de implementação do projeto, os alunos voluntários do 3º ano atenderão apenas aos discentes do 1º ano do curso de Telecomunicações Integrado ao Ensino Médio nos grupos de estudo. Pretendemos acompanhar os estudantes participantes do grupo para avaliar como o seu desempenho acadêmico foi influenciado pelas atividades do projeto e para estudar possibilidades de ampliação do mesmo nos próximos anos.

Referências:
 DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista (UFPR), n. 31, p. 213-230, 2008.
 VIGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. 7. ed., São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007, 182 p.


RESUMO MÁFIA 2014

Em 2014, o objetivo da MÁFIA é desenvolver jogos didáticos que possam colaborar para a aprendizagem de Física de forma mais lúdica e interessante para os estudantes do Ensino Médio. A UnED Nova Iguaçu do CEFET/RJ tem um histórico tanto de desenvolvimento de jogos eletrônicos, nos cursos técnicos de Informática e Telecomunicações, como de elaboração e utilização de jogos didáticos em diferentes disciplinas do Ensino Médio, como Biologia (ANDRADE e BARBOSA, 2013), Filosofia (PEREIRA, 2013), entre outros, no contexto de projetos de extensão e pesquisa do CEFET/RJ. No âmbito da própria MÁFIA, no ano de 2011, foi desenvolvido pelos mafiosos um jogo didático para aprendizagem de alguns assuntos relativos à Física Moderna e Contemporânea (MAXIMO-PEREIRA et al, 2011). Por tudo isso e também pelo interesse dos atuais mafiosos pela temática, iremos desenvolver jogos didáticos, baseados ou não em modelos já existentes no mercado, que possam auxiliar na aprendizagem de conteúdos de Física ou na avaliação da aprendizagem. A dinâmica do jogo poderá envolver ou não analogias com assuntos relativos à Física, mas eles estarão sempre presentes, pois acreditamos que o caráter lúdico e dinâmico dos jogos pode contribuir para que os estudantes se interessem mais pela disciplina, conforme têm indicado algumas pesquisas na área de educação e ensino de ciências (BROUGÈRE, 1998; ANDRADE, ARAÚJO-JORGE e COUTINHO-SILVA, 2013). Os jogos elaborados e previamente testados serão apresentados à toda a comunidade escolar, que poderá jogá-los, durante a Semana de Extensão 2014.

Referências:
ANDRADE, V. A.; BARBOSA, J. V. Desenvolvimento do protótipo do jogo didático Imunostase card game como recurso instrucional para o ensino de Imunologia. In: Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências, 2013, Manaus. Anais LASERA 2013. Manaus, 2013.
ANDRADE, V. A; ARAÚJO-JORGE, T. C.; COUTINHO-SILVA, R. Reflexões sobre a utilização de um jogo didático no ensino de Ciências. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 12-16, 2013.
BROUGÉRE, G. A criança e a cultura lúdica. Rev. Fac. Educ.,n. 24, v. 2, p.103-116, 1998.
MAXIMO-PEREIRA, M.; SALES, A. P. C.; VIDAL SOARES, A. A.; SILVA, D. J.; SOUZA, F. G. S.; SANTOS, L. R.; CATTEM, M. V. O.; MUNIZ, T. L. S. A MÁFIA invade o CERN: jogando e aprendendo sobre o LHC. In: Semana de Extensão do CEFET/RJ, 2011, Nova Iguaçu. Atas da Semana de Extensão 2011 - Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos: estamos preparados?. Rio de Janeiro: DIREX / DEAC (CEFET/RJ), 2011.
PEREIRA, T. S. A filosofia na construção de jogos. In: Semana de Extensão do CEFET/RJ, 2013, Nova Iguaçu. Atas da Semana de Extensão 2013 - CIÊNCIA, SAÚDE E ESPORTE: A extensão em ação na Sociedade. Rio de Janeiro: DIREX / DEAC (CEFET/RJ), 2013







RESUMO MÁFIA 2013
Mafiosos na Semana de Extensão 2013
Para o ano de 2013, o projeto denominou-se MÁFIA: resolvendo problemas instigantes. Os mafiosos trabalharam com a resolução de problemas abertos, isto é, eles deveriam trazer inquietações ou questões de seu próprio interesse para serem resolvidas ou explicadas por intermédio de algum tipo de investigação utilizando conhecimentos de Física. Foram definidos três problemas, que foram sendo estudados por grupos de mafiosos de forma paralela. O primeiro problema dizia respeito ao entendimento de por que uma mistura de água, gelo, álcool e sal é mais adequada para resfriar latas de cerveja de forma mais rápida. Foram realizados experimentos e a construção de gráficos para entender melhor essa questão. Um segundo problema de estudo foi: por que quando vemos a luz de longe ela chega a nossos olhos piscando? Tal questão já havia sido respondida em um livro. De posse da explicação, foi utilizado um vídeo didático que realiza um experimento que ilustra esse e outros fenômenos relativos à propagação da luz na atmosfera. O terceiro problema referia-se à compreensão de um vídeo disponível no youtube, denominado Engenharia da Curiosidade - Experiência feita com afrequência do som na água (clique aqui para ver o vídeo)Nele se observa um filete de água que cai com diferentes formatos. O experimento e o vídeo foram reproduzidos pela MÁFIA, buscando a explicação física do interessante fenômeno observado. Tais problemas evidenciaram a capacidade questionadora e a curiosidade científica dos estudantes e sua resolução contribuiu para a aprendizagem de Física e para o desenvolvimento de habilidades relativas à busca de caminhos para a resolução de problemas abertos.

Projeto MÁFIA participa da I JINF no CAp-UFRJ

Domingo, dia 24 de novembro, no Colégio de Aplicação da UFRJ, ocorreu a I Jornada de Integração de Núcleos de Física (I JINF), organizada por um dos professores de Física do colégio, Roberto Pimentel. O objetivo da Jornada foi integrar projetos de diferentes instituições que envolvam alunos com interesse por aprofundar seus conhecimentos em Física.
O projeto MÁFIA (Muitas Atividades de Física Interativa e Aplicada), do CEFET/RJ campus Nova Iguaçu, coordenado pela professora de Física Marta Maximo, participou do evento, juntamente com o grupo NAF (Núcleo de Atividades em Física), do CAp-UFRJ, coordenado pelo professor Roberto.
Os alunos das duas escolas realizaram, na parte da manhã, atividades de socialização, como uma gincana com grupos mistos envolvendo a Física. Na parte da tarde, houve apresentações relativas aos trabalhos desenvolvidos por ambos os grupos em suas instituições.
A ida dos dez alunos da MÁFIA e da professora Marta Maximo à I JINF contou com o apoio do CEFET/RJ. Fotos do evento aqui.


Publicado em 29 de Novembro de 2013 - Portal CEFET/RJ (http://noticias.cefet-rj.br/2013/11/29/projeto-mafia-participa-da-i-jinf-no-cap-ufrj/)
RESUMO MÁFIA 2012
Alguns integrantes do ano de 2012
Para o ano de 2012, a proposta sugerida por um dos sete alunos já integrantes da MÁFIA em 2011 foi a elaboração de experimentos de Física que pudessem ser apresentados tanto na escola, durante a Semana de Extensão 2012, como em outras escolas da região vizinhas à UnED Nova Iguaçu. Tal ideia do aluno deveu-se ao fato de termos um ótimo acervo de experimentos no laboratório de Física e de já termos desenvolvido algumas outras experiências que poderiam ser levadas a mais alunos, sobretudo aos das escolas estaduais vizinhas, que em geral não dispõem desse recurso. Além disso, essa seria uma oportunidade de os alunos participantes da MÁFIA entrarem em contato com temas já trabalhados nas aulas de Física em anos de escolaridade anteriores, revisando-os e aprofundando-os com a ajuda da professora responsável pelo projeto. Nesse ano, o projeto denominou-se MÁFIA: experienciando ciência na escola pública. Realizamos com dois mafiosos bolsistas quatro idas a escolas públicas, nas quais utilizamos experimentos elaborados por nós com base na solicitação dos professores de Ciências das escolas parceiras. 


Projeto MAFIA realiza sua primeira atividade de extensão
No dia 06 de junho o projeto de extensão MAfia (Muitas Atividades de Física Interativa e Aplicada) do CEFET/RJ realizou a sua primeira atividade extensionista na Escola Municipal Professora Hilda do Carmo Siqueira, em Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense. No ano de 2012, o tema da MAfia é “Experienciando ciência na escola pública”.
Os alunos do Campus Nova Iguaçu André Vidal e Tainá Lanza, bolsistas de extensão do CEFET/RJ, acompanharam a professora Marta Maximo na ida à escola e na realização de experimentos de Física com a turma 901 da escola.
Foram feitas experiências sobre pressão atmosférica, densidade e mudança de fase da água, conteúdos previamente aprendidos pelos alunos nas aulas de Ciências da professora Farid Oaquim, parceira do projeto na escola.
Agradecemos a parceria da escola de Caxias e o caloroso acolhimento aos integrantes do projeto por parte de professores, alunos, funcionários e equipe diretiva da escola.
O projeto MAFIA tem o apoio do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários – DEAC. 

Para acessarem as fotos da atividade da MAfia na Escola Municipal Professora Hilda do Carmo Siqueira acesse o link.
Publicado em 12 de Junho de 2012 - Portal CEFET/RJ (http://noticias.cefet-rj.br/2012/06/12/projeto-mafia-realiza-sua-primeira-atividade-de-extensao/)

Projeto MÁFIA realiza sua segunda atividade de extensão

Aluna extensionista demonstrando um experimento em uma escola pública.
No dia 12 de julho o projeto de extensão MÁFIA (Muitas Atividades de Física Interativa e Aplicada) do CEFET/RJ realizou sua segunda atividade extensionista, que ocorreu na Escola Municipal Dr. Nelcy Noronha, em Campo Grande, Rio de Janeiro.
No ano de 2012, o tema da MÁFIA é “Experienciando ciência na escola pública”.
Os alunos de Ensino Médio do Campus Nova Iguaçu André Vidal e Tainá Lanza, bolsistas de extensão do CEFET/RJ, acompanharam a professora Marta Maximo na ida à escola e na realização de experimentos de Física durante a Expociências da escola. O objetivo das experiências de demonstração feitas é despertar em alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental a curiosidade e o gosto pela ciência e, em especial, pela Física.
Aluno extensionista demonstrando um experimento em uma escola pública.

Agradecemos a parceria da escola Nelcy Noronha, por intermédio da professora de Ciências Carla Maria, e o caloroso acolhimento aos integrantes do projeto por parte dos demais professores, alunos, funcionários e equipe diretiva da escola.
As fotos da atividade da MÁFIA na Escola Municipal Dr. Nelcy Noronha estão disponíveis aqui.
Publicado em 17 de Julho de 2012 - Portal CEFET/RJ (http://noticias.cefet-rj.br/2012/07/17/campus-nova-iguacu-projeto-mafia-realiza-sua-segunda-atividade-de-extensao/)

Projeto Máfia em sua terceira atividade extensionista

André Vidal e Tainá Lanza reaçizando a atividade extensionista.

No dia 26 de outubro o projeto de extensão MÁFIA (Muitas Atividades de Física Interativa e Aplicada) do CEFET/RJ realizou a sua terceira atividade extensionista na Escola Municipal Doutor Nelcy Noronha, em Campo Grande, Rio de Janeiro. No ano de 2012, o tema da MÁFIA é “Experienciando ciência na escola pública”.
Os alunos do campus Nova Iguaçu André Vidal e Tainá Lanza, bolsistas de extensão do CEFET/RJ, acompanharam a professora Marta Maximo na ida à escola e na realização de experimentos de Física com a turma 1904, durante dois tempos de aula.
Alunos observando um experimento sobre calorimetria. 
Foram feitas experiências sobre conservação da energia e sobre calorimetria, conteúdos que estão sendo ministrados pela professora da turma, Carla Maria, parceira do projeto na escola.
Agradecemos a parceria da escola de Campo Grande e o acolhimento aos integrantes do projeto por parte de professores, alunos, funcionários e equipe diretiva da escola.
 As fotos da atividade da MÁFIA na Escola Municipal Doutor Nelcy Noronha podem ser vistas aqui.
Publicado em 30 de Outubro de 2012 - Portal CEFET/RJ (http://noticias.cefet-rj.br/2012/10/30/projeto-mafia-em-sua-terceira-atividade-extensionista/)

Projeto MÁFIA realiza sua quarta atividade de extensão

No dia 21 de novembro, o projeto de extensão MÁFIA (Muitas Atividades de Física Interativa e Aplicada) do CEFET/RJ realizou sua quarta atividade extensionista, que ocorreu na Escola Municipal Alba Cañizares do Nascimento, em Inhoaíba, Rio de Janeiro. No ano de 2012, o tema da MÁFIA é “Experienciando ciência na escola pública”.
Os alunos de Ensino Médio do Campus Nova Iguaçu André Vidal e Tainá Lanza, bolsistas de extensão do CEFET/RJ, acompanharam a professora Marta Maximo na ida à escola e na realização de experimentos de Física para demonstração a alunos do 9º ano de escolaridade. O objetivo das experiências feitas é despertar em alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental a curiosidade e o gosto pela ciência e, em especial, pela Física.
Agradecemos a parceria da escola Alba Cañizares, por intermédio da professora de Ciências Daniele Acuña, e o caloroso acolhimento aos integrantes do projeto por parte dos professores, alunos, funcionários e equipe diretiva da escola.
O projeto MÁFIA tem o apoio do Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários – DEAC do CEFET/RJ.
As fotos da atividade da MÁFIA na Escola Municipal Alba Cañizares estão disponíveis aqui.
Também há uma notícia da ida da Máfia no blog da escola.

Publicado em 30 de Novembro de 2012 - Portal CEFET/RJ (http://noticias.cefet-rj.br/2012/11/30/aconteceu-no-campus-nova-iguacu-projeto-mafia-realiza-sua-quarta-atividade-de-extensao/)

Semana de Extensão 2012 no Campus Nova Iguaçu: Projeto MÁFIA

Pôster sobre as atividades de extensão da MÁFIA em 2012.
Alunos do campus visitando o espaço da MÁFIA em 2012.
O trabalho intitulado “MÁFIA: experienciando ciência na escola pública” foi apresentado durante a Semana de Extensão 2012 do Campus Nova Iguaçu. O referido trabalho consiste na elaboração de experimentos didáticos de Física para utilização em escolas públicas nos níveis fundamental e médio. Ele foi desenvolvido por alunos de Ensino Médio integrantes do Projeto de Extensão MÁFIA (Muitas Atividades de Física Interativa e Aplicada), que ocorre naquela unidade sob a orientação da docente Marta Maximo (EBTT/Física).
Os bolsistas de extensão André Vidal e Tainá Lanza, integrantes da MÁFIA, levam os experimentos elaborados, juntamente com a professora, para serem utilizados em escolas públicas que não dispõem de laboratório ou recursos para a experimentação.
Fotos dos experimentos elaborados e do pôster dos bolsistas relatando a sua ida às escolas podem ser vistas aqui.
Professoras Marta Maximo e Viviane Abreu, professoras responsáveis pelo LaPEC.

Aluno do Campus NI medalhista de ouro.
Também durante a Semana de Extensão do Campus Nova Iguaçu, ocorreu a entrega de certificados e medalhas aos alunos do Ensino Médio participantes da XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (XV OBA), organizada pela professora de Física Marta Maximo com a colaboração do professor de Física Marcelo Oliveira e de sua aluna de graduação Rafaela Sampaio.
O Campus também foi contemplado com certificado, assim como o seu Diretor, o professor Luciano Raptopoulos.
Cinco alunos receberam medalha de bronze e um aluno recebeu medalha de ouro, fato inédito até então no Campus.
Parabenizamos a todos os alunos participantes!
As fotos da premiação podem ser vistas aqui.
Publicado em 22 de Outubro de 2012 - Portal CEFET/RJ 
(http://noticias.cefet-rj.br/2012/10/22/semana-de-extensao-2012-no-campus-nova-iguacu-projeto-mafia/) 
(http://noticias.cefet-rj.br/2012/10/22/semana-de-extensao-2012-no-campus-nova-iguacu-entrega-de-certificados-e-medalhas-relativas-a-xv-oba/)
RESUMO MÁFIA 2011

Integrantes da MÁFIA 2011 com a professora Marta Maximo ao centro
Mafiosos e visitantes jogando o jogo sobre o LHC na Semana de Extensão 2011
 Em 2011, a MÁFIA dedicou-se à elaboração de um jogo de tabuleiro que simulasse o funcionamento do LHC (Large Hadron Collider, em português, Grande Colisor de Hadróns). Desse colisor podem vir importantes contribuições para a confirmação de teorias já existentes e/ou construção de outras no que diz respeito aos conhecimentos necessários para a compreensão tanto do mundo subatômico como da origem e formação do Universo. O LHC situa-se no CERN (Organização Européia para Pesquisa Nuclear), um dos maiores e mais respeitados centros de pesquisa do mundo em física na atualidade, localizado na fronteira entre a França e a Suíça. Nesse ano, o projeto da MÁFIA foi intitulado A MÁFIA invade o CERN: jogando e aprendendo sobre o LHC (MAXIMO-PEREIRA et al., 2011). O jogo foi construído pelos alunos, com a orientação da professora responsável pelo projeto, com base nas relações e analogias existentes entre o LHC real e os jogos de tabuleiro. O jogo se mostrou uma estratégia didática interessante e lúdica, que aproximou os jogadores (alunos e visitantes da Semana de Extensão 2011) de conhecimentos científicos da Física Moderna e Contemporânea, os quais frequentemente são mencionados nos veículos de comunicação. Por exemplo, em 2013, foi observada, por intermédio de experimentos realizados no LHC, a partícula denominada Bóson de Higgs, que, de acordo com o Modelo Padrão das Partículas Elementares, é a responsável por gerar sua própria massa e a massa de todas as outras partículas do universo. Tal observação rendeu o Prêmio Nobel de Física de 2013 a François Englert e Peter Higgs, que tinham previsto teoricamente a existência dessa partícula.

RESUMO MÁFIA 2010
Mafiosos de 2010
Alguns integrantes da MÁFIA na Semana de Extensão 2010
 Em 2010, a MÁFIA desenvolveu um projeto cujo objetivo era estudar aspectos do lançamento de projéteis em uma situação de arremesso de uma bola de basquete em direção à cesta. Neste ano, o projeto denominou-se MÁFIA: Jogando basquete e estudando lançamento de projéteisUm grupo de alunos mafiosos construiu o arranjo experimental e, a partir da simulação desenvolvida por um segundo grupo de mafiosos, foi possível determinar, conhecendo-se a altura da cesta e a distância da bola em relação a ela, o ângulo de lançamento e a velocidade inicial da bola. Essas informações são necessárias para que a bola, de acordo com a modelagem física mais simples para este fenômeno, caia dentro da cesta. A atividade consistia em que o público da Semana de Extensão do CEFET/RJ tentasse acertar a cesta a partir das informações fornecidas pelo programa e da trajetória que ele descrevia de modo teórico para a bola. Um terceiro grupo de mafiosos filmou os lançamentos efetuados para que, a partir do estudo de suas trajetórias, obtidas através de fotografias estroboscópicas fosse possível desenvolver um modelo físico que descrevesse de modo mais preciso o movimento da bola de basquete.

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