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Produções Acadêmicas - Artigos completos publicados em periódicos


MARTA MAXIMO PEREIRA



  • LUCAS, A. E. P. S. ; MAXIMO-PEREIRA, Marta . A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaborar questões de Física: um olhar ao longo do tempo. Amazônia (UFPA), v. 14, p. 110-124, 2018.
  • MAXIMO-PEREIRA, Marta; CARDOSO, S. P. ; MARINO, T. M. . Caça ao Higgs: um jogo para ensinar sobre Física de Partículas. Enseñanza de Las Ciencias, v. EXTRA, p. 5071-5078, 2017.

https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/21_-_Caca_ao_Higgs.pdf


  • MAXIMO-PEREIRA, Marta; ABIB, M. L. V. S. Memória, cognição e afetividade: um estudo acerca de processos de retomada em aulas de Física do Ensino Médio. Ciência & Educação, v. 22, p. 855-873, 2016.


  • MAXIMO-PEREIRA, Marta; ABIB, M. L. V. S. . AFETIVIDADE E METACOGNIÇÃO EM PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE SUA APRENDIZAGEM EM FÍSICA. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 18, p. 107-122, 2016.


  • BELMONT, R. S. ; MAXIMO-PEREIRA, Marta ; LEMOS, E. S. . Integrando Física e Educação Física em uma atividade investigativa na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 11, p. 124-135, 2016.


  • MAXIMO-PEREIRA, Marta; ABIB, M. L. V. S.  Qué se aprende en las clases de Física según alumnos de Enseñanza Media. LATIN - AMERICAN JOURNAL OF PHYSICS EDUCATION, v. 10, p. 4328-1-4328-4, 2016.


  • Andrade, V. A. ; MAXIMO-PEREIRA, Marta ; ARAÚJO-JORGE, T. C. ; COUTINHO-SILVA, R. . El uso de un organizador previo en la enseñanza de Inmunología. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 12, p. 38-54, 2015.


  • MAXIMO-PEREIRA, Marta; ABIB, M. L. V. S. . Relações entre ensino e aprendizagem de conhecimento científico escolar: o caso da dilatação anômala da água. Latin American Journal of Science Education, v. 2, p. 22003-1-22003-13, 2015.


  • MAXIMO-PEREIRA, Marta. Atividades coletivas para a retomada de conhecimentos científicos em longo prazo. Latin American Journal of Science Education, v. 1, p. 22003-1-22003-12, 2014.


  • MAXIMO-PEREIRA, M. Andrade, V. A. . Elaboração e resolução de questões pelos estudantes: um estudo de caso acerca de aspectos cognitivos e metacognitivos. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 7, p. 1-13, 2014.


  • MAXIMO-PEREIRA, M. Interações discursivas em pequeno grupo durante uma atividade investigativa sobre determinação da aceleração da gravidade. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 15, p. 65-85, 2013. 


  • MAXIMO, M.; ABIB, M. L. V. S. Habilidades metacognitivas em atividades de resolução de problemas. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 2233-2237, 2013.
http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/articulos/art_454.pdf 


  • MAXIMO, M.; SOARES, V. Colher de pau vs. colher de metal: potencialidades de uma atividade investigativa para a aprendizagem do conceito de temperatura. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 2238-2243, 2013.
http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/articulos/art_566.pdf 


  • AGUIAR, C. E. M.; MAXIMO-PEREIRA, M. O computador como cronômetro. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 34, p. 3303-1-3303-6, 2012. 


  • MAXIMO-PEREIRA, M. ; ANDRADE, V. A. Autoavaliação como estratégia para o desenvolvimento da metacognição em aulas de ciências. Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS. Impresso), v. 17, p. 663-674, 2012. 


  • AGUIAR, C. E. M.; MAXIMO-PEREIRA, M. Using the Sound Card as a Timer. The Physics Teacher, v. 49, p. 33-35, 2011. 


  • MAXIMO-PEREIRA, M. LHC: o que é, para que serve e como funciona. A Física na Escola (Impresso), v. 12, p. 38-42, 2011. 


  • MAXIMO-PEREIRA, M.; SOARES, V.; ANDRADE, V. A. Escrita como ferramenta indicativa das possíveis contribuições de uma atividade investigativa sobre temperatura para a aprendizagem. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 6, p. 118-132, 2011. 


  • MAXIMO-PEREIRA, M.; BERNARDO, J. R. R.; PIMENTEL JR, R. A.; ALMEIDA JUNIOR, F. M. L.; VIANNA, C. S. MeteoRio: um estudo dos primeiros passos da detecção de meteoros por alunos brasileiros de Ensino Médio via aprendizagem significativa. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 2639-2645, 2009.


VIVIANE ABREU DE ANDRADE




  • FEIJÓ, L. M. ; ANDRADE, V. A.; COUTINHO-SILVA, R. . Uma viagem pelo sistema digestório: uma proposta de análise do uso de oficina como recurso didático-pedagógico para alunos do ensino superior. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 1, 2017.

https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/17_Uma_Viagem_pelo_Sistema_Digestorio.pdf


  • FEIJÓ, L. M. ; ANDRADE, V. A.; COUTINHO-SILVA, R. . Apresentação de oficina interativa Vygotskyana como possível recurso didático-pedagógico para complementar a negociação de significados e a reconstrução de conceitos sobre fisiologia digestória humana. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, v. 4, p. 1-15, 2017.

http://www.lajse.org/nov17/22047_Mattos_2017.pdf


  • ANDRADE, V. A.; ARAÚJO-JORGE, T. C.; COUTINHO-SILVA, R. . Perfil epistemológico do conceito sistema imune humano: delineamento e contribuições para o ensino de Imunologia. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, v. 4, p. 1-10, 2017.

http://lajse.org/may17/12002_Viviane_2017.pdf


  • OLIVEIRA, L. M. P. ; ANDRADE, V. A. . Uma Contribuição do Ensino de Ciências para a discussão e a prevenção do HPV no contexto do Programa de Educação de Jovens e Adultos. Revista Práxis (Online), v. VIII, p. 119-134, 2016.
web.unifoa.edu.br/praxis/ojs/index.php/praxis/article/view/191/172


  • ANDRADE, V. A.; Araújo-Jorge, Tânia C de ; COUTINHO-SILVA, E. . Concepções discentes sobre imunologia e sistema imune humano. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 21, p. 01-22, 2016.

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17875/2/tania3-araujojorge_etal_IOC_2016.pdf


  • ANDRADE, V. A.; MAXIMO PEREIRA, M. ; ARAÚJO-JORGE, T. C. ; COUTINHO-SILVA, R. . El uso de un organizador previo en la enseñanza de Inmunología. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 12, p. 34-55, 2015.


  • ANDRADE, V. A.; BARBOSA, J. V. . Desenvolvimento do protótipo do jogo didático Imunostase Card Game como recurso instrucional para o Ensino de Imunologia. Latin American Journal of Science Education, v. 1, p. 12037-1-12037-23, 2015.


  • ANDRADE, V. A.; PAULA, L. M. ; Nicolini, L. B. ; ARAÚJO-JORGE, T. C. ; COUTINHO-SILVA, R. . A Imunologia no segundo segmento do Ensino Fundamental Brasileiro. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 20, p. 142-154, 2015.


  • COSTA, M. A. F. ; COSTA, M. F. B. ; ANDRADE, V. A. . Caminhos (e descaminhos) dos objetivos em dissertações e teses: um olhar voltado para a coerência metodológica. Revista Práxis (Online), v. 6, p. 12-24, 2014.


  • ANDRADE, V. A. ; ARAÚJO-JORGE, T. C. ; COUTINHO-SILVA, R. . Reflexões sobre a utilização de um jogo didático no Ensino de Ciências. Enseñanza de las Cienciashttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/jcr.gif, v. Extra, p. 12-16, 2013.


  • ANDRADE, V. A. ; COSTA, M. A. F. ; BARBOSA, J. V. . Ocorrência de ovos de Ancylostoma spp. em amostras de fezes de gatos (Felis catus LINNAEUS, 1758) domiciliados em uma área escolar da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Cadernos UniFOA (Impresso), v. 1, p. 109-117, 2012.


  • MAXIMO PEREIRA, M. ; ANDRADE, V. A. . Autoavaliação como estratégia para o desenvolvimento da metacognição em aulas de ciências. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 663-674, 2012.


  • ANDRADE, V. A. ; CUNHA, K.M.C.B. ; BARBOSA, J. V. . Pajitex : una propuesta de modelo didáctico para la enseñanza de ácidos nucleicos. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 8, p. 115-124, 2011.


  • MAXIMO PEREIRA, M. ; SOARES, V. ; ANDRADE, V. A. . Escrita como ferramenta indicativa das possíveis contribuições de uma atividade investigativa sobre temperatura para a aprendizagem. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 6, p. 118-132, 2011.

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